quinta-feira, junho 29, 2006

Testes...

Bom, aproveitei um tempinho hoje pra testar um pouco mais detalhadamente 3 brinquedos aqui: EHX Holy Grail, Zinky True Grit, e MG Muff Feliz.

No teste utilizei um Amp Epiphone Electar 30(2 12axt e 2 EL 84). Vale ressaltar que é um amp que não tem um som 100% limpo, “crunchando” logo cedo, por isso afeta diretamente os sons, principalmente dos pedais de Drive, Distortion e Fuzz. Infelizmente não deu pra passar do volume 2 nos testes. Por isso, não dá pra saber, por exemplo, como a Artcore se comportaria em volumes altos nos testes com os pedais de drive, mas fica pra uma próxima...

Utilizei no teste 3 guitarras: Fender Strato Southern Cross Series, Ibanez Artcore AF-85 e uma Marco Solo (apenas no teste com o Zinky).

Comecei pelo Holy Grail, que é um reverb digital da Electr-Harmonix. Ele tem um controle para ajustar a quantidade de reverb desejada e uma pequena chave com 3 modos: Spring, Hall e Flerb. Basicamente testei cada opção utilizando o botão “Reverb” (que acrescenta ou diminui o efeito) em 3 posições: “9h”, 12h” e “5h”.

Comecei utilizando a opção “Flerb” e veio a primeira surpresa! Essa opção soa quase como um Flanger! Ondulações vão se formando na media que você vai girando o botão reverb. Dá pra tirar sons bem bacanas nas posições “9” e “12” com texturas realmente interessantes. Na posição “5h” é bizarrice total! Mas ainda sim utilizável em ataques psicodélicos repentinos. Quando utilizei a Artcore nessa configuração, somando-se essas “ondas” ao Feedback da guitarra, foi uma viagem total!

Depois passei para o modo “hall”. Nessa opção o efeito de Reverb é mais profundo e intenso. Também gostei. Soou bem bacana na posição “9h”. É uma opção bastante musical, deixando os timbres bem cheios, mesmo quando utilizei a Strato. Com a Artcore, “Double-Stops” ficaram bem legais com o reverb na posição “12h”. Mas o que me chamou mais a atenção nesse modo foi a utilização com o botão de Reverb na posição “5h”, onde consegui um efeito tipo violino! Bem legal!

O modo Spring é o mais conhecido e me agradou mais na posição “9h”, onde acrescenta um brilho muito bacana ao timbre. Como meu Electar não tem reverb, vai ter uma boa utilidade por aqui.

Depois parti para testar o Zinky True Grit Overdrive. O pedal tem os seguintes controles: Gain, Bass, Grit, Treble e Volume, com 2 foot switches, um de on/off do efeito e o outro de Boost.

É um pedal que dependendo de como você utilizar, te dá a opção de 3 timbres: o limpo sem o efeito, um low gain no overdrive, e um high gain com o Overdrive + o Boost. Com relação aos controles, o único diferente(pelo menos na denominação) de outras marcas é o Grit, que acrescenta mais harmônicos aos timbres. É um pedal que não achei muito fácil de timbrar. Não sou um cara muito fã de agudos, e eles são bem generosos no Zinky, principalmente quando o botão boost é acionado.Com o Overdrive ligado e o botão de ganho na posição “12h” ele já é um pouco mais forte do que um Tube Screamer por exemplo. Na posição “5” ele dá um overdrive bem encorpado e agressivo. Quando o botão Boost é acionado ele ultrapassa esses limites, se tornado bem agressivo. Na Strato foi Rock’n Roll puro com o Overdrive ligado. Com o Boost, vieram alguns agudos chatos. Com a Marco(que tem o corpo de Mogno e captadores Spanich) os timbres Hi- Gain foram matadores!! O problema(pelo menos pra mim) é que junto com a agressividade do botão boost, vieram alguns agudos a mais que me incomodaram um pouco. Mas nada que desabone esse pedal. Tem um timbre muito legal, e essa possibilidade de ter 3 diferentes opções num único pedal, faz a diferença quando você precisa de um set menor, mas com versatilidade.

O último a ser testado foi o MG Muff Feliz da MG Music. Rapaz, que pedal... É um Fuzz com distortion, ou um Distortion com fuzz? Ainda não consegui decifrar, mas quando você escuta o pedal, sabe que tem as 2 opções lá. Mudei as chaves em diversas direções, troquei da Strato para a Artcore, da Artcore pra Marco, e só pancada! Achei matador!!! O Marcelo está de parabéns!! Clone ou não, o Muff Feliz é uma das melhores opções de Distortion/Fuzz que já passaram pelas minhas mãos. Quero testá-lo “ao vivo” mas as impressões que ficaram foram excelentes!!!

Nenhum comentário: